Pinacoteca abre “A Casa da Rua Guadelupe”

A Fundação José e Paulina Nemirovsky, em parceria com Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta, na Estação Pinacoteca, a exposição A Casa da Rua Guadelupe. A mostra conta com um conjunto de 73 obras de arte, sendo 30 pinturas, 12 obras sobre papel, 10 esculturas e 01 relevo e mais 20 peças entre mobiliário, luminárias, portas e objetos decorativos que integram o acervo da Fundação Nemirovsky.

Alguns itens do acervo da Fundação ainda inéditos, tais como as portas, luminárias e mobiliário pertencentes à casa, estarão em exibição. Será também uma oportunidade de se prestar uma homenagem ao arquiteto e designer Jorge Zalszupin, autor do projeto arquitetônico e amigo do casal. A exposição inclui ainda painéis explicativos compostos por textos e imagens sobre a residência Nemirovsky; um breve currículo do arquiteto Jorge Zalszupin, autor do projeto da casa; vistas ampliadas da residência. Será exibido no espaço expositivo o videodocumentário Casa e Coleção que trás o depoimento de D. Paulina em sua residência, em 2004.

A Casa da Rua Guadelupe
As fotografias da residência de José e Paulina Nemirovsky documentam a originalidade do projeto arquitetônico, a exuberância da vegetação ao redor e, acima de tudo, mostram o arranjo nada convencional dos ambientes. Na casa destes colecionadores, o melhor do modernismo brasileiro convivia com peças coloniais, vasos e luminárias art nouveau, um piano de cauda, tapetes persas, retratos de família, lembranças de viagens, livros, discos e arte popular, num cenário feito de paredes curvas e tetos movimentados, invadido aqui e ali pela folhagem quase em estado selvagem. Há que se notar que essa mistura entre o culto e o popular, entre o raro e o banal, está bem longe dos ambientes bem comportados frequentados pela burguesia paulistana em meados do século passado e tão mais próxima ao gosto dos tempos atuais.

Maria Alice Milliet
curadora

Serviço:
Exposição: A Casa da Rua Guadelupe
De: 26 de março a dezembro de 2011
Curadoria: Maria Alice Milliet
Onde: Estação Pinacoteca – 2º andar
End.: Largo General Osório, 66 – São Paulo
Tels.: 11 3335-4990
Visitação: terça a domingo das 10h às 18h
Ingressos: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia)
Entrada grátis aos sábados
Classificação etária: Livre
Ficha técnica:
Curadoria: Maria Alice Milliet
Expografia: Arqto. Pedro Mendes da Rocha.
Ensaio fotográfico da residência: Romulo Fialdini

Fonte: Pimeiramão Notícias

Posts Relacionados:

Com as tags: , , , , , , |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *