Museu do Estado de PE recebe a mostra ‘O Princípio, a Beleza, a Vida’

A partir da quarta-feira (18), o Museu do Estado de Pernambuco abre para visitação a exposição “O Princípio, a Beleza, A Vida”, da artista Susy Magalhães. O foco da mostra são os enigmas da existência e do corpo humano. O trabalho estará disponível para visitação até o dia 13 de maio.

'Neurônios' é um dos trabalhos que compõem a mostra (Foto: Divulgação)

A mostra traz 25 obras em acrílico sobre tela em grande formato e faz analogias a formas celulares e embrionárias. Além disso, o público poderá conferir um cinema sensorial com um vídeo sobre a obra e a vida da artista. Na sala, os visitantes poderão sentir vibrações emitidas por um piso especial.

“Nessa minha nova fase, eu trabalho com células humanas e vegetais. Estou estudando a vida, [Charles] Darwin e as células”, explica Susy Magalhães, que tem dez anos de carreira.

'Cromossomos' integra a exposição 'O Princípio, a Beleza, A Vida' (Foto: Divulgação)

A mostra conta também com uma parede virtual com cinco tablets transformados em telas em branco, prontas para serem “pintadas”. O público poderá criar sua própria obra, que será exibida em um telão durante a exposição e enviada para o e-mail dos autores. Ao lado de cada tela, um olho mágico simula a observação em microscópio projetando imagens de células animais e vegetais que inspiraram a artista no trabalho.
“O foco da interação são principalmente as crianças que forem nos visitar. Eu também estou levando meu ateliê com todos os móveis. Inclusive eu vou levar uma tela em andamento para as pessoas entenderem o que é o trabalho”, acrescenta Susy.

Inclusão
Durante a exposição, dez monitores do museu e dois intérpretes de Libras estarão à disposição dos visitantes. A formação dos monitores incluiu explicações sobre curadoria e arte contemporânea, com a participação da curadora da exposição, Mônica Hernandes, e da própria Susy Magalhães.

A mostra disponibiliza ainda um material pedagógico de apoio para professores e estudantes. O objetivo é provocar reflexões sobre a temática da mostra e associar com o conteúdo das disciplinas ensinadas na escola, como biologia, química e artes. O manual é gratuito e pode ser acessado no site.

Serviço
Exposição “O Princípio, A Beleza, A Vida”, de Susy Magalhães
De 18 de abril a 13 de maio de 2012
Museu do Estado de Pernambuco – Av. Rui Barbosa, 960 Graças
De terça a sexta, das 9h às 17h
Sábados e domingos, das 14h às 17h
R$ 5 e R$ 2 (meia)

Fonte: G1

Posts Relacionados:

Com as tags: , , , , , , |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *