Museu de Arte Sacra: As Medalhas contam a História

Período: 23 de fevereiro a 07 de abril

Após a renúncia do Papa Bento XVI, situação inédita em 600 anos, o Museu de Arte Sacra de São Paulo, equipamento da Secretaria de Estado da Cultura, exibe um recorte de seu acervo de medalhas papais, apresentando 100 peças em ouro, prata e cobre. A exposição, A Cátedra de Pedro: As Medalhas contam a História, tem curadoria de Maria Inês Lopes Coutinho e consultoria de Padre José Arnaldo Juliano.

catedra_de_pedro_convite04

As medalhas selecionadas para a mostra fazem parte de uma coleção de mais de mil medalhas papais, que, por sua vez, pertencem à coleção de numismática do MAS, que conta com aproximadamente nove mil peças.

Por definição, essas medalhas são cunhadas anualmente desde o século XV e exibem eventos e diretrizes relativos ao papa em questão, além de prestar homenagem a papas do passado e destacar acontecimentos históricos, servindo como uma espécie de linha do tempo que marca pontos cruciais da história da humanidade.

A Cátedra de Pedro: As Medalhas contam a História apresenta ao público uma grande variedade de peças, onde se encontram representações de diversos papas, de Antero (que ocupou o cargo em 235 e faleceu no ano seguinte, apenas um mês e dez dias após ter assumido) a Paulo VI (que assumiu em 1963 e permaneceu até 1978, ano de sua morte).

Além da variedade dos papas e eventos representados e dos metais de cunhagem, a exposição ainda apresente uma diversidade nas dimensões das medalhas, visto que algumas delas são de uma época em que ainda não havia um tamanho padrão. Na mostra são exibidas moedas com diâmetro de 1,4 cm a 16,5 cm.

Imprensa:
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Balady Comunicação – Silvia Balady/ Bruno Palma
Tel.: (11) 3814.3382 – contato@balady.com.br

Fonte: Museu de Arte Sacra de São Paulo

Posts Relacionados:

Com as tags: , , , , , , , , |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *