Exposição de Estela Sokol “A morte das Ofélias”

No início de 2011, a artista brasileira Estela Sokol participou de um programa de residência na Áustria. Durante o período, ela produziu uma série de trabalhos de land art, trabalhando diretamente com elementos natureza local. As intervenções foram registradas por ela em fotografias, que agora podem ser vistas pela primeira vez em A Morte das Ofélias, exposição que fica aberta ao público a partir da próxima quinta-feira (11/08) na Anita Schwartz Galeria de Arte, no Rio de Janeiro.

 

A mostra é composta por um total de 30 obras, dentre as quais estão as cinco imagens da série Secret Forest, em que a artista fotografou bolas de látex de tons fosforescentes enterradas embaixo da neve, provocando a sensação de que luzes coloridas são emitidas pelo solo. A série Polarlicht, por sua vez, trabalha com objetos semelhantes, mas de forma distinta: para a sua confecção, Estela utilizou a técnica de impressão fotográfica sobre metacrilato, aplicada sobre placas também fosforecentes.

Além destes trabalhos, a exposição inclui algumas esculturas e relevos de produção recente. Ofélias, por exemplo, é formada por quatro placas luminosas tensionadas em bolsas de PVC negro. “Seriadas e justapostas, elas constroem um túnel cinza dentro do qual um verde fosforescente brilha como um néon. Mas é pura cor-luz pulsando num túnel de tempo que nos transporta a outras experiências construtivistas”, observa Paula Braga, crítica de arte e autora do texto que acompanha a mostra.

Estela Sokol – série Secret forest (2011)

Estela Sokol – da série Polarlicht (2011)

Estela Sokol – da série Polarlicht (2011)

 

A Morte das Ofélias pode ser visitada de 11 de agosto a 8 de outubro na Anita Schwartz Galeria de Arte (Rua José Roberto Macedo Soares, 30). A Galeria fica aberta de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, das 12h às 18h.

A entrada é gratuita.

Fonte: Fundação Iberê Camargo

Posts Relacionados:

Com as tags: , , , , , , |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *