Estátua de Faraó em NY

Uma estátua colossal, esculpida em um só bloco de rocha ,medindo nove metros de altura e pesando dez toneladas, de um faraó do Antigo Egito será transferida ainda este mês, da coleção do Museu de Berlim para o Metropolitam de Arte em Nova York, enquanto o espaço orginal passa por obras e restaurações.

Acredita-se que a escultura, originalmente  erguida dentro de um templo, represente Amenemhat II, o terceiro monarca da XII Dinastia do Império Médio e (1919-1885 a.C.), vestido com uma saia até o joelho e sentado sobre um trono, segundo um comunicado do Met Museum.

Não é a primeira vez que a peça é transportada. Aproximadamente Seis séculos  após a sua confecção Ramsés II e seu filho inscreveram nela seus nomes e a transferiram à sua capital, Pi-Ramsés, onde ficou por 200 anos até ser levada à cidade de Tânis.

Em Tânis  no século XIX ela foi descoberta por arqueólogos europeus que venderam a peça ao Museu de Berlim.

A figura que vai ficar exposta até 2021 em Nova York, inclui um tradicional turbante e a imagem de uma cobra gravada na sua testa , que representa força e autoridade. A estátua inicialmente será colocada no Grande Salão do Museu e depois  transferida ao pavilhão egípcio .

Fonte: Art Scoop

Posts Relacionados:

Com as tags: , , , , , , , |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *