Em Miami o artista plástico Rivane Neuenshwander

Rivane Neuenshwander, uma das mais celebradas artistas plásticas brasileiras, ganha destaque entre 16 de Julho e 16 de Outubro  no   Miami ArtMuseum. A exposição vai fazer uma retrospectiva dos dez anos do trabalho de Rivane.

A obra de Rivane  é marcada pela forma poética com que seus temas são apresentados e apesar de forte influência de uma tradição brasileira, os jogos artísticos propostos pela artista vem sendo considerados uma linguagem internacional.

A artista trabalha com objetos retirados do cotidiano em suas instalações ,  fotografias, objetos, colagens, vídeos e  desenhos. Muitas destas obras abrem espaço para a intervenção do público.

A retrospectiva ”Rivane Neuenschwander: A Day Like Any Other ”, –Um dia como outro qualquer–  apesar do nome , tem como objetivo fazer com que o dia passado no museu seja diferente de todos os outros dias comuns da vida.

Um dos grandes destaques da mostra  é “Eu Desejo o Seu Desejo”, instalação  composta lado a lado por milhares de fitinhas coloridas do Senhor do Bonfim. A instalação tem  impressa em cada fitinha os desejos dos visitantes de exposições passadas, e quem passar por ali é  convidado a participar ; cada espectador pode retirar uma fitinha da parede, amarrá-la no pulso e deixar em troca um desejo anotado em um caderno. Ao contrário da tradição, ele não carregara um pedido próprio no pulso, mas sim, o de outra pessoa.A obra pede uma ação participativa do público e acaba se transformando em coletiva.Inclusive é  possível participar online,  você também pode mandar o seu pedido pelo site.

Desde 1990, Rivane Neuenschwander vem expondo internacionalmente. Ao longo desta última década, a artista realizou exposições individuais numa série de importantes instituições para as quais, muitas vezes, criou obras sitespecific ou exposições especialmente pensadas para seus espaços, entre elas  South  London Gallery (2008), Palais de Tokyo (Paris, 2003), Walker Art Center (Minneapolis, 2003), Museu de Arte da Pampulha (2002) e Portikus (Frankfurt, 2001). Participou das bienais de Veneza (2003 e 2005) e São Paulo (1998, 2006 e 2008) e do Mercosul (2005 e 2007). Rivane é representada no Brasil pela Galeria Fortes Vilaça.

 

Fonte: Art Scoop

Posts Relacionados:

Com as tags: , , , , , , |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *