Cor é tema de seminário internacional no Maria Antonia

O Grupo de Estudos Cromáticos da USP promove entre os dias 04 e 05/03/13, das 19h30 às 22h, o “Seminário Internacional Sobre a Cor” no Centro Universitário Maria Antonia. O evento gratuito, coordenado por Marco Giannotti, realiza palestras que abordam as diferenças e interações entre a tradição cromática na arte do Ocidente e do Oriente, como também em aspectos da cor no Expressionismo Abstrato norte-americano. Participam do seminário Marco Giannotti, David Anfam, Toshya Echizen, Takashi Suzuki, Emilie Tsuru e Ana Magalhães. As inscrições devem ser feitas através do e-mail inscricao.cor@gmail.com , com nome completo, profissão, data de nascimento e breve currículo e/ou carta de interesse de até um parágrafo.
|
Saiba quem são os palestrantes:

Marco Giannotti é graduado em Ciências Sociais e doutor em Artes Plásticas, ambos pela USP. Foi professor visitante na Universidade de Kyoto e na Universidade de Yale. Publicou, entre outros, “Breve História da Pintura Contemporânea” (Claridade, 2009) e “Marco Giannotti” (Dardo, 2011).

David Anfam é pós-graduado em História da Arte e Arquitetura pela Universidade de Londres. É curador adjunto do Clyfford Still Museum e autor dos livros “Abstract Expressionism” (Thames & Hudson, 1990), “Mark Rothko: The Works on Canvas” (Yale University Press, 1998) e “Clyfford Still: The Artist’s Museum” (Skira Rizzoli, 2012), entre outros.

Toshiya Echizen é mestre em Letras pela Doshisha University, onde hoje é professor associado. Foi assistente de curadoria e mais tarde curador associado no Hokkaido Museum of Modern Art. Exerceu a mesma função no Hiroshima City Museum of Contemporary Art e é curador sênior do Office for Preparation of Kanazawa no 21st Century Museum of Contemporary Art.

Takashi Suzuki é mestre em Artes pela Tama Art University. Foi curador dos museus Kawamura Memorial DIC Museum of Art, Koriyama City Museum of Art e Sezon Museum of Art.

Emilie Tsuru é mestre em História da Arte e Estética pela Universidade de Kioto e doutoranda na mesma instituição. Desde o início de 2012 é intercambista na pós-graduação da ECA-USP, sob orientação do professor Marco Giannotti.

Ana Magalhães é doutora em História e Crítica da Arte pela USP, curadora e docente da divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do MAC-USP. Também foi curadora editorial da Fundação Bienal de São Paulo e faz parte do Comitê Brasileiro de História da Arte.
|
Mais informações:
Centro Universitário Maria Antonia
Vila Buarque: r. Maria Antonia, 294, tel. (11) 3123-5201.
www.usp.br/mariantonia

Fonte: Mapa das Artes

Posts Relacionados:

Com as tags: , , , , , , , , , |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *