Chega a Tate Liverpool “Alice no país das Maravilhas”

20110922-163953.jpg

A partir de 4 de Novembro os mais estranhos e fascinantes livros infantis do célebre romancista Lewis Carroll,“Alice’ no país das maravilhas” e a sua continuação “Do outro lado do espelho”, chegam a Tate Liverpool.

A exposição explora pela primeira vez os bastidores do processo criativo de Carroll para o fantástico mundo de Alice e revela como as suas historias “nonsense” mais tarde influenciaram as artes visuais, autores e diversas adaptações cinematográficas.

O primeiro manuscrito de Carroll realizado em 1864, serve como ponto de partida para explorar “Wonderland”.O texto mais tarde foi presenteado a Alice Lindell, filha do vice chanceler da Universidade de Oxford, que num passeio improvável de barco pelo Tâmisa inspirou a primeira versão da história.

A exposição ainda proporciona uma rara oportunidade aos visitantes: Exibe as fotografias que deram origem aos clássicos personagens como a rainha de copas e o chapeleiro maluco e algumas das ilustrações originais,tanto de Carroll quanto de John Tenniel.

A obra de Carroll, uma das mais adaptadas na história, foi rapidamente fonte de inspiração para novas representações.Nos anos 30, artistas surrealistas foram atraídos ao fantástico universo onde a imaginação se manifesta sem freio e a realidade perde o controle.Nas décadas de 60 e 70 a fábula também atingiu os artistas conceituais, Pop e Psicodélicos.

O visitante ainda vai se deparar com obras de Salvador Dalí,René Magritte, Peter Blake,Yayoi Kusama e uma grande coleção de arte contemporânea representando a importância da obra de Carroll nos dias atuais.

20110922-165359.jpg

Fonte: Art Scoop

Posts Relacionados:

Com as tags: , , , , , , |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *