Brasil além do Futebol:Tarsila do Amaral

Fala Augusto Verídico

O Brasil Além do Futebol – Grandes Brasileiros: Tarsila do Amaral.

O Brasil não é feito somente de futebol, praia, caipirinha e belas mulheres. O país é rico em talentos em diversas áreas e como brasileiros, precisamos conhece-los e valorizá-los. O futebol é adorado por muitos e é uma grande expressão da cultura nacional, mas o Brasil é maior do que isso.

images2

Tarsila do Amaral foi uma Pintora e Desenhista brasileira, um dos principais personagens do Movimento Modernista e é considerada a maior Artista Plástico do Brasil.

Tarsila nasceu em Capivari, uma cidade do interior de São Paulo, neta de José Estanislau do Amaral, conhecido como “o milionário”, em virtude da sua imensa fortuna construída a partir de fazendas no interior paulista.

Em São Paulo, Tarsila estudou em Colégios de Freira, tendo completado seus estudos em Barcelona,na Espanha.

Começou a aprender pintura em 1917. Em 1920 viaja para Paris e frequenta a Academia Julian, onde desenhava nus, com o uso de modelos vivos. Também em Paris, estudou na Academia de Emile Renard.

Ao voltar ao Brasil em 1922 aderiu às ideias modernistas, tendo sido apresentada por Anita Malfatti aos modernistas Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia, com os quais formou o Grupo dos Cinco.

De volta a Paris, em 1926 casou-se com Oswald de Andrade, estudou com diversos Artistas Cubistas, frequentou a Academia de Lhote e conheceu Pablo Picasso. Ainda em 1926, ainda em Paris, realizou sua primeira exposição individual.

Em 1928, Tarsila pinta o Aboporu, cujo nome de origem indígina significa “homem que come carne humana”, obra que originou o Movimento Antropofágico, idealizado por Oswald de Andrade.

Dentre suas mais importantes obras, destacamos: Obaporu, Antropofagia, Operários, A Negra, O Lago, Morro da Favela e O Pescador.

antropofagia-320x287

Antropofagia

Lago50-320x261

Lago50

 

morro_da_favela-tarsila-do-amaral-320x272

Morro da favela

 

obras-de-tarsila-do-amaral-operarios-320x236

Operários

 

obrras-de-tarsila-do-amaral-ABAPORU-320x373

ABAPORU

 

tarsila-do-amaral-anegra-320x404

A negra

Fonte: R7

 

Posts Relacionados:

Com as tags: , , , , , , , , |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *