Artista japonesa contemporânea expõe pela primeira vez no Brasil

Conhecida no circuito internacional, Mariko Mori traz obras em grande escala

A japonesa Mariko Mori é uma das artistas mais conceituada nas galerias de arte contemporânea do exterior.  Com trabalhos em espaços cultuados como Guggenheim (NY), MoMa (NY), Museu de Arte Contemporânea de Tóquio, Centro Georges Pompidou (Paris) e outros, é a primeira vez que sua obra é exposta no Brasil.

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) traz de 20 de agosto a 16 de outubro a mostra “Mariko Mori/ Oneness”, de terça à domingo, das 9 às 21h. A entrada é Catraca Livre.

Na mostra “Oneness”, Mariko Mori flerta com o extraterrestre, com ovnis, com ficção científica. A primeira obra, ainda na rotunda do Centro Cultural, é uma espaçonave prateada e oval. Se você consegue a senha para entrar (são distribuídas apenas 7 e de meia em meia hora), se acomoda dentro da nave espacial e suas ondas cerebrais — e a dos outros — são lidas por equipamentos e softwares que as transformam em elementos visuais que completam a instalação.

A nave extraterrestre de Mariko Mori, "Wave Ufo": há um mês, ainda em construção, e hoje, em plena atividade

Mariko  acredita no conceito budista de que todas as coisas do universo estão conectadas. Ela utiliza o design e a arte de vanguarda  para compor elementos de engenharia de ponta, interativos e de forte impacto físico e visual.

Suas obras são em grande escala, como “Wave Ufo”, uma escultura com conceito de cápsula, capaz de acolher três visitantes por vez e funde por meio de computação gráfica, ondas cerebrais, som e uma engenharia arquitetônica em uma obra de mais de seis toneladas.

A obra interativa "Wave Ufo", na rotunda do CCBB, e uma miniatura da nave extraterrestre, no andar da exposição

Uma fofura o círculo formado por seis figuras confeccionadas em technogel (material novo, que fica entre o sólido e o líquido), medindo 1,35m, que interagem ao toque do visitante. A criançada fica louca com os E.T.s que acendem os olhos e têm até batimentos cardíacos.

"Oneness" original, com Mariko Mori ao centro. Criatura e Criador

Para saber mais sobre a exposição clique no link Mariko Mori e lei a reportagem completa feita sobre a exposição anterior no Rio de Janeiro

O Que: Mariko Mori / Oneness
Quando:
  • de 20/08 a 15/10
  • Terças, Quartas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos das 09:00 às 21:00
Quanto: Catraca Livre
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil  
http://www.bb.com.br/cultura
Rua Álvares Penteado, 112 – Sé
(11) 3113-3651 / (11) 3113-3649

Fonte: Rio com Ela

Posts Relacionados:

Com as tags: , , , , |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *