Abertura Oficial da Exposição “Amor e Paixão / Liebe Leidenschaft” – Ponte Cultura Brasil/Alemanha

Abertura Oficial da Exposição – dia 14 de Setembro às 16:00 hrs
.
.
.

“Quando ideias se encontram”

O biênio 2013-2014 foi pactuado como o ano Alemanha + Brasil, com o objetivo de ampliar e aprofundar as relações entre os dois países. Temas importantes das áreas de Economia, Cultura, Tecnologia, Ciência, Esporte, Educação e Inovação estão sendo abordados, no sentido de partilhar ideias e experiências.
O lema do ano Alemanha + Brasil é “Quando ideias se encontram”. Na exposição “Amor e Paixão”, realização dos artistas organizados na Ponte Cultura Brasil Alemanha, as ideias, as poéticas e as experiências plásticas de vinte e dois artistas (sete alemães e quinze brasileiros) se encontram e nos instigam para a surpresa e o diálogo.
A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio de sua Secretaria de Cultura, tem muita satisfação de contribuir para a realização deste encontro de ideias. A arte e a cultura são expressões do que cada povo tem de singular e único e, ao mesmo tempo, universal. Portanto, podem contribuir muito para ultrapassar fronteiras e aproximar culturas diversas. Cada encontro, como este que agora realizamos, proporciona algum estranhamento próprio da coexistência na diversidade, mas também o prazer das descobertas e do exercício da colaboração.

Pinacoteca de São Bernardo do Campo
Rua Kara, 105 – Jardim do Mar – Fone: 4125-4056

 

 
CONVITE
Amor Paixão – Liebe Leidenschaft

Uma ponte cultural entre Brasil e Alemanha
O que o amor significa para você? Falamos sobre o amor o tempo todo, mas raramente nós paramos para pensar sobre o que ele é e o que ele não é, as formas como ele se manifesta, suas nuances e variações. Como o amor platônico difere do amor romântico? Como o amor que recebemos de um pai se distingue do amor que recebemos de um amigo? Ou de um cão? (É amor?) O amor é um sentimento ou um conjunto de comportamentos? Essas são apenas algumas questões entre as tantas que o tema envolve.
Para falar um pouco sobre isso, ou melhor, mostrar a visão do amor e da paixão através de desenhos, pinturas, fotografias e instalações, a Pinacoteca de São Bernardo do Campo recebe, de 14 de setembro a 26 de outubro, a exposição Amor Paixão – Liebe Leidenschaft. São obras de 24 artistas brasileiros e alemães sobre o tema, com curadoria da artista plástica Damara Bianconi.
Promovida pela “Ponte Cultura”, instituição cultural nascida há 20 anos com o intuito de promover a arte contemporânea e encontros entre artistas preocupados e engajados em dialogar sobre os grandes temas da atualidade, o evento conta ainda com palestras do curador alemão Günter Braunsberg sobre a cidade de Nuremberg, capital da arte alemã desde o Renascimento, e da artista plástica Gabi Wahl, sobre as Kulturläden, centros culturais em antigas residências e castelos que viraram referência como espaços de inspiração artística. Ainda no dia da inauguração, as artistas Ana Cristina Mendes e Nathalie Fari apresentarão “em espera”, um diálogo performático entre Fortaleza/Berlin.
Inauguração da exposição, palestras e performance: 14 (sábado) 16h
Visitação até 30 de outubro de 2013
Pinacoteca de São Bernardo do Campo
Rua Kara, 105, Jardim do Mar. Tel.: 4125-4056.
Terça a sábado, das 9 às 17h; quinta até 20h30.

Artistas Participantes:
-Agda Carvalho
-Ana Cristina Mendes
-Anna Handick
-Ana Cristina Mendes
-Coca Rodriguez
-Damara Bianconi
-Edilson Ferri
-Fernanda Amalfi
-Fred Ziegler
-Gerlinde Pistner
-Helena Carvalhosa
-James Kudo
-Leila de Sarquis
-Liz Miller
-Maíra Ortins
-Margot Delgado
-Maria Villares
-Marianne Stüve
-Nathalie Fari
-Renate Gehrcke
-Renato Brancatelli
-Selma Daffré
-Thomas Volkmar Held

Para confirmar presença no evento entre no link: https://www.facebook.com/events/410067869097509/

Posts Relacionados:

Com as tags: , , , , , , |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *